28 março 2006

Pelo menos 4,5% da população francesa saiu à rua!

2,7 milhões de pessoas manifestaram-se hoje em França (segundo a CGT serão mesmo 2,9 milhões - 4,8%).

Choveu em Paris durante quase todo o tempo, às vezes com bastante força. Felizmente a temperatura era a ideal para estas coisas: temperada. Sob a ameaça da polícia do Sarko, sob a ameaça de quem quer causar distúrbios que só favorecem o governo, sabendo que também estes confrontos têm vindo a aumentar, 2,7 milhões de pessoas desceram à rua organizadamente, desfilaram em Paz, e responderam "Résistance!"

Hoje não me arrisquei, perdi por isso alguma visão do conjunto da manifestação. Integrei-me no desfile da ATTAC, porque têm acontecido ataques a pessoas que desfilam isoladas, sobretudo para roubar. De qualquer modo, durante mais de metade do desfile havia, pelo menos aparentemente, muita calma. Cada organização tinha os seus seguranças, e nas margens do desfile não vi nada de especial. Ou melhor, uma senhora tinha posto na sua janela um cartaz que dizia algo como "Contra o CPE! Continuem. Visto aqui de cima é maravilhoso!".
Mais perto da République começaram a aparecer os tais pequenos grupos à margem, que conseguem integrar o cortejo. São miúdos em idade escolar, podem confundir-se facilmente com alunos do liceu que também desfilam.
Na République o cortejo desmobilizava logo do lado direito, nas duas primeiras ruas logo ao lado de onde vinha ainda o resto da manifestação. Os seguranças das organizações faziam um cordão bloqueando o resto da praça, de onde já vinha um vago cheiro a gás, e muito barulho. As entradas do Metro estavam fechadas e naquela zona a polícia estava bastante calma.
Visto daquele canto não parecia estar a acontecer nada de especial, mas era muito difícil ver o resto da praça, tal era a maré de gente que ali estava.

Mais uma nota: a caminho do Metro, num boulevard cheio de carrinhas da polícia, passei por um soldado, que dava a entender que o Sarko chamou também o exército.

Postas estas considerações, o importante:


Pelo menos 4,5% da população francesa saiu à rua!

3 comentários:

J. disse...

Nas nossas notícias televisivas falaram em 1 milhão. Provavelmente transmitiram os números do governo...E vimos um bando de neegers a encherem no cameramen e no jornalista da rtp.

Helena Romão disse...

1 milhão são de facto os números da polícia. Acho que eles estiveram noutra manif qualquer... :)
Ontem vi um artigo que explicava como a polícia e os sindicatos fazem as respectivas contagens, mas não explicava esta sempre presente diferença.

Isso do cameraman também vi... É complicado: ou eles se protegem, mas não vêem os acontecimentos, ou então arriscam-se.

Camarelli disse...

Boa demonstração de força, é preciso lutar que eles querem escravizar-nos para competir com a China.
Faz-me é confusão os assaltos a manifestantes, deve ser por viver numa cidade tão pacata...