07 março 2006

Hoje foi assim em Paris

Chovia. Não muito, o suficiente para ir molhando. Mas a mobilização não cedeu, nem podia. Há um mês, de Villepin dizia que estava à escuta dos que não se manifestavam. A ver pela mobilização de hoje, esse grupo deve ser constutído por ele, os (pseudo) amigos Sarko e Chirac e a presidente do MEDEF (associação do patronato). Não entendo como raio uma corja de cobardes continua a governar sozinha!

Sim, digo bem cobardes, porque apontaram a aprovação desta lei chamada de "Igualdade de Oportunidades" (que cínicos, credo!) para as férias escolares de inverno. Por isso a organização da luta foi dispersa e levou um mês a conseguir mobilizar-se.

Mas consoante as férias iam acabando nas diversas regiões, as universidades foram sendo fechadas, as AG sucederam-se.



Hoje, houve manifestações em toda a França, pelo que para a manifestação de Paris vieram as pessoas apenas da zona metropolitana de Paris. A polícia, claro, diz que estiveram em Paris 46000 pessoas. Devem ter-se enganado na frase. Sobraram no resto da cidade 46000 pessoas! Isso já eu acreditaria... É que a manifestação encheu a Place de la République no início, e ainda várias ruas laterais, porque não cabiam todos na praça. Em Nation levou horas a chegar. Eu não sei bem contar quantas pessoas são precisas para um desfile gigantesco e compacto, mas seriam de certeza algumas centenas de milhar.



As palavras mais ouvidas foram "Résistance" e "Démission". E ouvi alguns organizadores a propor fechar mais universidades, juntando-se aos protestos já em curso.



Outra coisa que reparei é que estavam lá todos: filhos, netos, pais e avós; alunos e professores. O CPE (Contrat Première Embauche) é só para jovens até aos 26 anos, mas toda a sociedade se mobiliza, num dia de frio e chuva, em solidariedade, e porque a vida dos filhos lhes diz também respeito, e mais, porque sabem que a precarização começa pelos mais frágeis, mas estende-se a todos logo a seguir.

Sem comentários: