24 março 2006

CPE - 23 Março


Hoje não pude ir à manifestação. Através da rádio e da televisão, fiquei a saber que teve muita gente, muitos de fora, e distúrbios ainda piores. A novidade, segundo quem lá esteve, é que a violência se virou contra os manifestantes. O que não é novidade, obviamente, é que os CRS ficaram quietinhos em posição, face aos pedidos de ajuda dos manifestantes atacados. Só agiram quando os manifestantes conseguiram sair de lá e a violência se virou de novo contra a polícia. Deve ser para isto que os franceses lhes pagam os ordenados... Ora, uma descrição destas vinda dos Jovens Socialistas, que até costumam ser de costumes brandos, dá para imaginar o inferno que terá sido...


Mas houve um outro avanço nada pequeno: o Villepin já quer conversar! Hoje de manhã mandou uma carta aos sindicatos e aos estudantes para reunir, quando quisessem, numa reunião com ordem do dia a definir pelos sindicatos. Os sindicatos responderam que vão lá amanhã, os estudantes irão depois. Mas alguns deles foram avisando: vamos lá dizer-lhe directamente que as negociações são feitas antes de aprovar as leis, e que as negociações só seguem quando a lei fôr retirada. Nem mais!


O L'Express tem uma reportagem fotográfica sobre os acontecimentos da Place de la Nation. O Cyril continua em coma, e do inquérito pedido pela SUD não há notícias.

Sem comentários: