05 abril 2006

Rêve Générale II

Não escrevi nada ontem, porque o que sei é praticamente o mesmo que li nos jornais e ouvi na rádio...
Sei que dia 28 de Março, apenas algumas estimativas apontavam para 3 milhões de pessoas. Ontem foi inequívoco: 5% da população francesa!!!
Segundo as últimas sondagens, 45% da população acha que o "période d'essai" do PM acabou. Tá cheinho de sorte: tem direito a justa causa, pré-aviso, e uma reforma que não merece.
Os que desaprovam esta lei são 64%.
Na Assembleia, Villepin declarou que "vai tirar todas as conclusões necessárias durante os próximos dias". Não explicou o que queria dizer, mas não deve ser o que estamos todos a pensar: revogação da lei e demissão.

O Chirac, que não é parvo, promulgou a lei recomendando mudanças, porque isso lhe permite tirá-la das mãos do PM e pô-la na Assembleia Nacional. Ora, na AN há uma maioria do UMP, cujo líder parlamentar depende directamente do líder partidário: Sarko. A lei está portanto nas mãos do tipo da "racaille" e do "kärcher": a extrema-direita mais mal disfarçada a seguir ao Le Pen.
A diferença é que, ao contrário de Villepin que faz birra e beicinho, recusando-se terminantemente a retirar a lei, Sarko é mais hábil. O primeiro é de direita, mas tem ainda resquícios de tiques de um francês democrata. O segundo é claramente (mas nunca assumidamente) um fascista, age pela calada, manipulando a opinião pública com operações de propaganda do regime. Tem mais possibilidades de ser bem sucedido.


Ontem no fim da manifestação, e depois de a polícia ter prendido centenas de pessoas, o Sarko foi à Place d'Italie em mostra propagandista. Apenas para ser visto, para mostrar que está no mesmo local que os manifestantes (muitas horas depois, mas isso não tem que ser dito na reportagem), que a polícia funciona e que em poucas horas a situação estava controlada e os "casseurs" presos...
Hoje vi já um comentário no Indymédia que denuncia a existência de polícias entre os "casseurs". Não sei se é verdade, mas não me espanta. Aliás, já há dias em conversa com uma amiga francesa (e que portanto conhece melhor a situação e a sociedade) ela disse-me que os grupos de extrema-direita são constituídos entre outros por CRS.

Há também notícias de uma rapariga de 17 anos encontrada morta na cela onde estava detida provisoriamente. Segundo a descrição ela tinha epilepsia, mas estava numa esquadra cheia de polícias e morreu sem qualquer assistência e sem estar vigiada nem acompanhada.
O Cyril continua em coma, apenas com ligeiras melhoras. Os procedimentos legais para esclarecer e punir os culpados sucedem-se por parte da família e do SUD (sindicato a que ele pertence), mas nenhum deles avança.

Mudando de assunto, no Le Monde nota-se já a manipulação do Sarko: coitadinhos dos pobrezinhos dos CRS, tão desgraçadinhos e cansadinhos que andam... Isto de andar armado até aos dentes e com protecção completa, a bater em putos maioritariamente desarmados é muito cansativo...



Próximos capítulos

É o que dizem os jornais: hoje e amanhã há negociações (quer dizer... reuniões na AN), os sindicatos deram até 17 de Abril para a AN revogar a lei. Negociações verdadeiras só depois da lei revogada. Segunda-feira há nova reunião inter-sindical.

Os estudantes andam em pequenos grupos, organizando operações surpresa: bloqueiam linhas de comboio, estradas, etc. As faculdades continuam bloqueadas ou em greve, e as hostilidades com os apoiantes do CPE nas universidades vão subindo de tom.

3 comentários:

Anónimo disse...

Great work!
[url=http://fuosjypy.com/kmaz/qimu.html]My homepage[/url] | [url=http://nuwebuzi.com/evck/ivup.html]Cool site[/url]

Anónimo disse...

Nice site!
My homepage | Please visit

Anónimo disse...

Well done!
http://fuosjypy.com/kmaz/qimu.html | http://imwruhwn.com/gkzq/csdp.html