03 abril 2006

É que a Liberdade está a passar por aqui!

Dia 26 de Março foi um dia histórico em França no caminho para a resolução dos problemas que levaram aos distúrbios de Novembro. O referendo de Saint-Denis foi até hoje a única medida que realmente traz um contributo positivo para a inserção dos imigrantes e o estabelecimento dos direitos que lhes caberiam numa sociedade realmente livre, igual e fraterna.

Saint-Denis é uma cidade junto a Paris, a Norte, onde um quarto da população é imigrante e onde se deram grande parte dos distúrbios de Novembro. É também, como se pode facilmente adivinhar, uma das zonas mais pobres da região Île-de-France (mais desemprego, mais pequena criminalidade, etc.). A título de exemplo, a linha 13 do Metro, que serve esta zona, é a mais frequentada de todas, mas uma das que tem menos limpeza, menos melhoramentos, menos cuidados.

No último dia 26, o presidente da câmara de Saint-Denis (maire), comunista, organizou um referendo onde puderam participar todos os residentes na cidade, quer tenham oficialmente direito a voto ou não. Deviam pronunciar-se sobre o direito de voto e a elegibilidade dos estrangeiros em França: 64,1% disse sim aos direitos.
A Prefeitura (préfecture)*, como é costume destes organismos, mandou logo a coisa para tribunal, que declarou o referendo ilegal.

Não importa. Outros concelhos em todo o país preparam já referendos similares, fica a opinião da população claramente declarada, e o exemplo. Os resultados, podem não ser considerados oficiais, mas o referendo organizado pela Câmara (mairie) decorreu com a normalidade de qualquer eleição nacional. Os resultados são por isso absolutamente fiáveis, sendo um fortíssimo indicador para o governo e a Assembleia Nacional.

Ler mais:
o artigo do Libé
aproclamação dos resultados pelo Maire de Saint-Denis no dia 26 de Março


* A Prefeitura em França é o organismo local que rege a polícia de cada departamento, e onde se agregam os serviços estatais. É na Perfeitura de cada departamento que se situa os serviços de estrangeiros, identificação, a direcção de viação, etc.

Sem comentários: