20 abril 2010

Uma espécie de ficha de leitura#20

O comboio do tempo é um comboio que vai desenrolando os seus próprios carris à sua frente. O rio do tempo é um rio que arrasta consigo as suas margens. Quem viaja com ele move-se entre paredes firmes sobre chão firme; mas o chão e as paredes acompanham, com o seu movimento, o movimento vivo dos viajantes. Para a paz interior de Clarisse era uma sorte inestimável esta ideia não ter ainda surgido entre os seus outros pensamentos.
p.584


Desde que o mundo é mundo nunca um ser morreu devido a uma falha de linguagem; mas temos de acrescentar que aconteceu à dupla monarquia austríaca e húngara, autro-húngara, que se afundou por ser impronunciável.
p.592


Apesar de tudo, a fonte que alimentava o espírito destes jovens era tão insondável como o surto de uma nova doença ou uma longa série de ganhos num jogo de lotaria. Quando o sol do velho idealismo europeu começou a declinar e o espírito claro a escurecer, muitos fachos passaram de mão em mão -fachos portadores de ideias, e sabe Deus onde foram roubadas e quem as inventou! -,formando aqui e ali o mar de fogo ondulante de uma pequena comunidade espiritual. Assim, nos últimos anos, e antes que a grande guerra mostrasse as consequências disso, falava-se muito de amor e de sentimentos de comunidade entre os jovens, e especialmente estes anti-semitas que se reuniam em casa do director Fischel viviam sob o signo de um amor e de um espírito comunitário que moldava totalmente as suas vidas.
p.629

-Diabos o levem! -riu-se Ulrich.- Tudo o que sabemos assenta no princípio de que não devemos ser muito severos, nem ficar à espera do conhecimento supremo. A Idade Média fez isso e permaneceu na ignorância.,
p.630

Sem comentários: