22 junho 2006

Futebol, futebol, futebol... e a Grécia? As notícias?

O campeonato lá anda, mas cada jogo tem só duas horas e o Mundo gira durante 24h (e mais uns pozinhos) por dia.

Quem olha para as notícias de alguns dos principais jornais nacionais e europeus, não faz a mínima ideia de que na Grécia se passa algo. Fartei-me de procurar notícias, mas não há. Parece censura concertada, ou então andam todos a comprar as mesmas notícias às mesmas agências noticiosas, e a repetir as mesmas coisas que nem papagaios sem côr.

O governo grego está a aprovar uma lei de reforma do ensino superior que permite limitar o número de inscrições de cada estudante, privatizar e mercatilizar o ensino, destruir a assistência e apoio social. Até agora, os estudantes têm direito aos manuais, dado que o ensino é obrigatoriamente gratuito e os livros são necessários ao ensino. Os poderes sobre as faculdades vão ser tirados aos pedagogos e dados aos financeiros. São também abolidas as restrições à intervenção policial nas universidades. Até agora a intervenção da polícia dentro dos campus tinha que passar por diversos organismos e ter várias aprovações para poder avançar.

Estas são as medidas básicas, aqui podem encontrar-se mais detalhes.


Desde há três semanas os estudantes gregos têm levado a cabo um movimento de resistência, com a ocupação de diversas faculdades, manifestações e protestos, e que o governo se tem encarregue de reprimir, tendo a polícia já deixado um estudante em coma e levado vários presos.

A lei que existe na Grécia tem aspectos que deveriam ser um exemplo para a Europa. Em vez disso, é abolida/ profundamente reformada. E nós, que devíamos solidarizar-nos com os gregos, nem chegamos a saber da luta deles.

1 comentário:

Rita Oliveira Dias disse...

Tambem o triumfo dos estudantes e sindicatos em França foram abafados.
Rita