08 maio 2006

Mayday, Mayday - LIBERDADE!

Falei aqui do May Day, uma iniciativa de comemoração festiva do 1º de Maio, que visa chamar a atenção e unir esforços em volta dos prolemas de todos: trabalhadores, desempregados, precários, não-sindicalizados, sem-papéis, etc. Durante a manifestação, a polícia interveio e prendeu algumas pessoas. Parece que aqui em França não é raro. Vai tudo para a esquadra, faz-se a identificação, algumas humilhações, ofensas, e umas horas mais tarde volta tudo para a rua. Só que desta vez conseguiram encontrar acusações graves, ao que parece inventadas, contra dois jovens italianos que têm assim que aguardar julgamento na prisão.

Eu até acreditaria na versão da polícia, se não tivesse visto como agem, se não soubesse que há ainda vários presos do movimento anti-CPE, se não tivesse visto que a prisão de alguns verdadeiros arruaceiros foram antes uma bela desculpa para prender também vários manifestantes pacíficos (principalmente, e por acaso - claro, ninguém duvida dos CRS, claro que foi só um acaso - dirigentes sindicais). Também por acaso - claro que ninguém duvida do sistema judicial - os factos da acusação são mais ou menos investigados, e em tribunal as penas aplicadas são sempre as mais duras que a lei permite para cada acusação, como se os acusados fossem já criminosos profissionais.

Eu sei que há quem aproveite as manifestações para roubar carteiras e telemóveis, e muitas vezes atacar manifestantes e polícia. Também os vi (e as razões são bem conhecidas de quem conhece as condições de vida - a leitura da nova lei de imigração também pode explicar muita coisa). De qualquer modo, esses comportamentos são inaceitáveis: não confundo as duas coisas, a polícia e os tribunais é que parece que não sabem distinguir.

Liberdade para os manifestantes presos!

Sem comentários: