26 agosto 2004

Volta Tino, estás perdoado

Na mesma peça aparece, na página 11, o embrião de apoiantes da pré-candidatura de Isaltino à Câmara de Oeiras.

Arlindo Carvalho (este tem andado desaparecido): "Moro em Cascais e não costumava dar conta que Oeiras existisse. Hoje passo por lá e noto perfeitamente a evolução daquele município. Vejo com bons olhos o regresso do Dr. Isaltino de Morais à Câmara Municipal de Oeiras. É um autarca modelo e Oeiras deve-lhe muito"."

João Fernandes (quem?): "Não conheço muito bem o passado de Oeiras, mas daquilo que me contam parece ter havido ali uma grande evolução. Pessoalmente ficaria muito satisfeito se o Dr. Isaltino de Morais se recandidatasse à condução da autarquia. Foi ele que conseguiu dar desenvolvimento àquele município e por sua causa aquela câmara sempre foi exemplar"."

Luís Todo Bom (that's the man!): Sou suspeito por dizer isto porque sou um grande amigo dele. Apenas gostaria de frisar que seria bom para Oeiras se ele voltasse à presidência. Nota-se a diferença entre o que era e o que é hoje a dinâmica de Oeiras. Mais não digo porque só posso continuar a frisar que ele é um líder e faz falta a Oeiras"."
Casa Pia, Apito Dourado, PGR, Judiciária, Câmaras Municipais, Governo, Conselhos de Administração, revistas do imobiliário...parece que só há filhos da puta em todo o lado.

4 comentários:

Helena Romão disse...

Temos que ver que o homem sabe fazer rotundas e empreendimentos lucrativos! Lucrativos... bom, pelo menos para ele, claro!

Agora a sério: o que me espanta é que de facto ele tem grande popularidade, mesmo para muitas pessoas de esquerda do concelho. O facto de ter feito os grandes interpostos empresariais, por exemplo, é visto como uma grande evolução lá para o sítio.


Dão-lhe a ele créditos por coisas que têm a ver com a própria evolução do país: de há 15 anos para cá falta muito menos a luz e a água lá no concelho, as redes foram melhoradas (se calhar por causa dos novos bairros empresariais...)

Acabou com os bairros de lata (pelo menos quase todos). Pois foi. Já viram o lucro que estava empatado no Alto de Sta. Catarina (que é o que conheço melhor)? Teve vinte anos (desde que eu me lembro, mas antes de eu me lembrar já os bairros lá estavam...) para realojar as pessoas e acabar com aquela miséria, porque é que não o fez? Nunca foi explicado.



O que ninguém se lembra/ ou não liga nenhuma: quando os meus pais foram para lá viver (antes de eu nascer), era suposto abrir uma escola que ía ser a minha escola preparatória. Pois a dita escola (que afinal é secundária), abriu por alturas dos meus 25 ou 26 anos. Parece anedota, não é?

Promessa número dois: todo o bairro das biscoiteiras em Linda-a-Velha era suposto ser um jardim nos planos originais.


Aos 10 anos tinha que andar 2km para cada lado para ir à escola preparatória, porque a de Linda-a-Velha continuava em promessas. Mas a distância não é o problema: o problema é que atravessávamos descampados isolados, junto à Pedreira dos Húngaros. TODOS os dias havia assaltos, TODOS! E tudo isto, porque a Vimeca não achava lucrativo fazer carreiras naquele percurso com um horário regular, haviam apenas 3 ou 4 camionetas por dia, e a Câmara nunca regulamentou este assunto.


Policiamento do percurso (que a meio passava pela escola Secundária e era a partir daí comum aos alunos das duas)??? Foi preciso um aluno ser esfaqueado, já uns anos mais tarde, e sobreviver por um ou dois milímetros (que foi a distância da faca ao pulmão). Preciso, mas não suficiente.

Depois tivemos que protestar, fazer cartas, tentar falar com o Sr. Presidente da Câmara, e quando tudo falhou, manifestámo-nos e cortámos a A5. E não é que que até havia polícia em Linda-a-Velha!? As decobertas que se fazem nas manifestações... Afinal havia polícia! Quando a polícia bateu nos miúdos do 7º ano (12 anos) à frente dos professores, dos pais, dos funcionários e de quem estava parado nos carros, conseguiram obrigar-nos a dispersar.
E depois passava um carro em frente à Escola Secundária de vez em quando, durante uns meses... e pronto, acabou por aí até ao aparecimento do programa Escola Segura (que também não sei bem que eficácia tem).

A Escola Secundária: a partir do 9º ano fui para o anexo, ou seja... nada de educação física, aulas à chuva (às vezes era uma bocado indiferente estar dentro ou fora das salas...), aprendi a escrever com luvas porque não havia aquecimento nas salas. Mas o que mais me escadalizava é que ao lado dos barracões da secundária, havia uma primária igualzinha, em condições de degradação parecidas.
Há dez anos, mais coisa menos coisa, num verão, lá houve uma alma misericordiosa que pegou fogo aos barracões, e salvou os alunos de terem que ir para o anexo no ano seguinte.


Um dos principais cruzamentos de Linda-a-Velha esteve sem sinais luminosos durante anos e anos, com acidentes TODOS os dias ; muitas vezes era só chapa, mas houve muitos feridos e mortos, porque era um sítio de passagem quase obrigatória para todos os carros e peões que passassem por Linda-a-Velha.



Bem, e este é só o apanhado das coisas que me lembro assim de repente. Se fosse agora fazer um estudo aturado do assunto, podia encontrar muito mais coisas. Não há provas de ilegalidades, mas lá que há coisas estranhas em tanto bairro empresarial de uma só vez....

Al disse...

Obrigado pelo comentário e pela visita Helena, supondo eu que não nos conhecemos...

Anónimo disse...

Cara Helena, fui um do reduzido leque de organizadores da manifestação supramencionada, (eu, a Rosa, o João e o Diamantino salvo erro, com apoio de alguns professores), e parece-me desproporcionado atribuir esse problema à Câmara Municipal independentemente da "cor" da sua gestão.

Se existem matérias em que o Governo Central tem as competências é exactamente em matéria de segurança.

Relativamente às barracas, é assumido por todods os partidos políticos que o único concelho onde se terminaram com as mesmas de uma forma correcta quando tal era julgado impossível, foi exactamente em OEIRAS.

Mérito do Presidente? Certamente, mas também de uma equipa que o auxiliou, com técnicos e Vereadores de outros Partidos Políticos.

Em resumo, sejamos honestos intelectualmente ou falemos daquilo que sabemos.

Eu lembro-me de erros na gestão camarária que me afectaram enquanto munícipe, mas também sei reconhecer o que de facto foi inequivocamente bem feito e de uma forma singular em todo Portugal Continental.

Oeiras, prémio do Ambiente, Oeiras prémio de Inovação, Oeiras primeiro e ÚNICO Concelho a acabar com as barracas, (é perguntar a quem lá vivia se não ficou melhor do que estava; alguns eram meus colegas na altura e amigos meus), etc, etc, etc.

Ainda sobre essa matéria, o Presidente da República Jorge Sampaio entre outros enalteceram o esforço nesse campo. - é ler os discursos dele também.

Enfim, é só ler, pesquizar e verificar.

Pela Honestidade intelectual, sem esquecer a possibilidade que todos temos de emitir opiniões, há no entanto factos que ainda que discutíveis não o deixam de ser FACTOS.
Cumprimentos.

Armando Soares

Anónimo disse...

De facto há uns anos e durante uns quantos, houve um famoso «assédio», na câmara de cascais...tubarão bem engordado...perito em activismo de corredor,negócios diversos, cambalhotas políticas e em guerrilha psicológica, inventando todos os podres e ridículos dos seus críticos.Associando-se a actores que fingiam de engº...Empenhou-se na campanha política do assalto á câmara,«para bem do PDM».Foi recompensado com lugar de luxo...Típico de Cascais...