03 outubro 2006

Vale tudo, especialmente tirar olhos

Lembram-se das legislativas de 2002? Já não... pois, mas agora é que elas nos caem em cima!

Muito sinceramente, é-me indiferente o que um e outro dizem. Não podemos ter certezas sobre se sabia ou não, penso que as ciências ainda não evoluíram ao ponto de se poder fazer análises ao cérebro com esses fins. Uma coisa é certa: ele era PM! E se não sabia, é porque olhou para o lado! Tinha o dever de saber, e se cá para o mexilhão, o desconhecimento não anula o delito, lá para os dinossauros também não!

Agora manda um porta-voz dizer umas patacoadas: que não se pode confundir o Barroso com o Durão, que as funções são diferentes, que quem tem que responder são as autoridades portuguesas e não a Comissão... em suma, Jeckyl não se responsabiliza de dia pelo que Hyde possa ter feito de noite.

Resumidinho, o legislador encarregou-se de acabar completamente com a Democracia e a Liberdade. Quem está no poder pode mandar ou ser cúmplice de torturas, corrupções, mortes, tudo o que queira, porque a responsabilidade é institucional e nunca pessoal. Quando as coisas vêm a público, o poder já foi passado a outro, que não sabe bem o que se passa, e como são factos ilícitos não tem certamente dossiers com informação. E não deve ser responsabilizado por uma coisa que não fez, obviamente!

O responsável mudou de posto, alega incompatibilidades legais/ institucionais, mudou o apelido, e continua no novo poleiro a fazer o mesmo de sempre: tudo lhe é permitido!

Caso a UE decida levar os inquéritos às últimas consequências, vai certamente haver multas pesadas e sanções contra o Estado português. Só que o Estado não é uma pessoa, não trabalha nem tem ordenado, e por isso não tem vontades, actos, nem responsabilidades. O Estado é uma instituição que representa 10 milhões de pessoas que vão ser responsabilizadas e lesadas através dos seus impostos por uma coisa que não sabiam e não fizeram.

Mas eu espero que isso aconteça. E que com a vergonha e o dedo apontado dos outros europeus, e sobretudo, à boa portuguesa (no pior que os portugueses têm), com o dinheirinho a sair-lhes dos bolsos, os portugueses aprendam finalmente a importância de votar e de saber em quem! Pelo esclarecimento, pelo conhecimento, e não pela campanha com mais aventais oferecidos e mais pimba nos comícios!

2 comentários:

J. disse...

é preciso ler e ver todas as notícias para conseguir compreender este post.

Helena Romão disse...

Todas, não... está a ligação para a que eu li no site da TSF.
E depois ainda me lembrei de dois personagens da história: onde anda o tipo das feiras que era ministro da defesa, e o palerma do Kasino Kapital?