10 outubro 2006

+ 1 blogue para a lista

Ali ao lado andou a arrumar-se e a limpar-se um pouco a lista de blogues. Muitos faltarão dentre os que lemos e gostamos. A nova entrada é do novo blogue de velhos blogueiros: Passado/Presente. ( Past and Present não foi uma revista dirigida pelo Hobsbaum?) O objectivo de Passado/Presente é produzir e manter um espaço de divulgação e de crítica centrado na compreensão da história do mundo actual, mas aberto a diferentes saberes e acessível a um público diversificado de investigadores e de interessados. Nele se procurará divulgar e cruzar informações, críticas, documentos, opiniões, comentários ou apontamentos relacionados com os diversos processos e tendências da observação contemporânea do passado recente, principalmente aquele que se desenvolve, em dimensão planetária, desde os finais da 2a. Guerra Mundial até à actualidade. Passado/Presente manter-se-á igualmente atento à integração dinâmica, na experiência actual, das leituras contemporâneas do passado.

2 comentários:

Rui Bebiano disse...

«Past & Present» continua a existir, sendo seu presidente (ainda) o mesmo Eric Hobsbawm, agora com 92 ou 93 activos anos. Recomendamo-la na secção de links. Mas a substituição do & por um / é fundamental: não se fala de dois tempos separados, mas na integração de ambos num único. Obrigado pela lembrança.

J. disse...

Segui o vosso link para a revista e seguirei o passado/presente com expectativa. Com / ou com "e" divide-se o tempo. Agora lembrei-me do Guterres com "razão e coraçaõ" e da discussão que levantou à volta de ser ou não possível um sem o outro.
Obrigada