08 fevereiro 2006

Terceiro Livro à Quarta


Palestina - Na Faixa de Gaza e Palestina: Uma Nação Ocupada


Joe Sacco, um quase norte-americano, quis um dia entender o que era o conflito isarel-árabe, e quis entendê-lo visitando Israel e a Palestina e prolongando a sua estadia. Quis conhecer sem grandes mediações e tentando não levar consigo pré-juízos. O resultado foram estes dois livros. Numa linguagem de fácil apreensão, a banda-desenhada, podemos mergulhar na Faiza de Gaza atavés de um olho sem parcimónia e sem parcialidade. Os momentos são pesados. O autor crispa-se e endurece ao contar-nos sem nunca esquecer o que aí o tinha levado, sem demagogia, sem folclore nem exploração, que seria fácil, do sujeito desta história.
Joe Sacco é natural de Malta, mas vive em Nova Iorque, onde ganha a vida como quadrinista e jornalista. Sacco fez o bacharelato em Jornalismo na Universidade de Oregon, em 1981; no final de 1991 e início de 1992, passa dois meses em Israel e nos territórios ocupados, viajando e fazendo anotações. Quando finalmente regressa a Portland, em 1992, pretende divulgar o que tinha testemunhado e ouvido durante a sua aventura no Médio-Oriente, combinando as técnicas da reportagem in loco com a narrativa das histórias em quadrinhos, para explorar aquela pesada situação emocional. O resultado foi Palestina, Uma Nação Ocupada, publicado em Janeiro de 1993 nos Estados Unidos (publicado no Brasil em 2000, pela Conrad).Desde que foi publicado, Sacco tem sido elogiado pela profundidade da sua pesquisa, pela sensibilidade com que tratou um assunto tão delicado, e pela maestria exibida nos seus dinâmicos e sofisticados argumentos e narrativas ousadas. Palestina foi considerado Melhor Nova Série pelo Harvey Awards, recebeu um American Book Award e foi amplamente citado em publicações como The Utner Reader (“Sacco é um engenhoso contador de histórias”), e o Washington City Paper (“...um dos mais profundos e pungentes tratados sobre o Oriente Médio...”).

3 comentários:

Camarelli disse...

Muito interessante. Fiz uma pesquisa no google por imagens e encontrei uns cartunes muito criativos. Ele também andou pela zona dos Balcãs.

J. disse...

sim, o último livro chama-se sarayevo e é um regresso. Já tinha escrito algo sobre a Sérvia. Estes trabalhos não conheço nem sei se têm edição em português.

Venus as a boy disse...

Ofereci há uns anos ao meu rapaz! Grandes livros!