01 fevereiro 2006

Casamento entre homossexuais

As reacções à tentativa do casamento das duas raparigas têm sido várias nos últimos dias:

BE - agir, apresentar um projecto de lei para modificar o Código Civil. É pena ser só agora, uma vez que eles estão na AR já há alguns anos, mas mais vale tarde que nunca. Além disso, mesmo tarde, continuam sozinhos.

PCP - apela à discussão do tema, quer debater. Não falam directamente em mudar a lei. No fundo, parece é que querem adiar o processo ou mesmo pará-lo.

PS - não acha importante. Manda dizer que a lei da descriminalização do aborto é mais urgente. Urgente, urgente, não foi até agora. Oportunidades e apoios para mudar a lei não lhes falta. Tudo o que vimos desta grande urgência foram adiamentos e desculpas esfarrapadas para a inacção. Ora, se nem pelo que dizem urgente começam... quando chegarão ao que não acham urgente?
Além disso, uma votação na AR despacha-se nalguns minutos. Quase todo o resto do processo se passa nos bastidores do hemiciclo. Numa tarde faziam as duas votações e ainda tinham tempo para muita outra coisa.

PSD - não está na agenda, ou de como se declara o cinismo numa conferência de imprensa.

CDS - pelo menos não é cínico como os dois anteriores, honra lhes seja feita. Só que de 1910 até hoje ainda não entenderam que a República é laica, e que o respeito pelos outros é o fundamento da sociedade.

João César das Neves - está para este pessoal todo como o Manelinho estava para o resto da turma, na BD da Mafalda: um dia a professora perguntou-lhe o que é que não estava a perceber; o Manelinho respondeu "de Outubro até hoje, nada." No último artigo no DN, o sr. César das Neves revela finalmente qual é o seu medo. É que desde o início deste debate (que se perde nos tempos) até hoje, ele não percebeu nada. Nem um niquinho, coitado. Não chegou ainda a perceber que ninguém o vai obrigar a tornar-se homossexual!
Verdade, verdadinha? Eu acho que ele só quer desconversar para bloquear o debate. À mistura, claro, com algum trauma por causa da história das moedas e do Sexta-feira 13 com o Crusoe lá sozinhos na ilha.


Bem pode espernear... Bom o importante, mais até que qualquer debate pontual, era a mudança de mentalidade, a educação para a igualdade e a liberdade, a cidadania de todos. Isso sim, era necessário. Aliás, esta é uma mudança que não altera nem obriga a nada a vida de quem tem opiniões diferentes. Nem sequer os obriga a mudar de opinião... A sua mudança não muda a vida de ninguém, a sua inalteração, sim.

Mude-se a lei, e é para ontem!

1 comentário:

Camarelli disse...

o PCP tem o mérito da actual lei de uniões de facto, o BE creio que já antes apresentou proposta para legalizar casamentos entre homossexuais e o PS tem agora uma "massa" alegre que deve estar disposta a isso. resta saber se o resto alinha... à direita talvez uma parte do PSD seja favorável.
oxalá que se entendam rapidamente