25 agosto 2006

Um livro sem dia marcado

Veinte Años y un Dia
Jorge Semprún

Algures entre um romance autobiográfico e uma biografia romanceada, este livro é daqueles que não se poisam até ao fim. Conta uma parte importante da História dos nossos vizinhos, durante e após a guerra civil. A pretexto de um episódio familiar numa aldeia recôndita do centro de Espanha, conta-se do convívio entre revolucionários e torcionários, e do feudalismo da sociedade espanhola (ibérica?) em pleno século XX, com a cobertura das ditaduras.
As personagens reais, como Hemingway que por ali andou nas brigadas internacionais ou Lorca que escrevia nessa época A Casa de Bernarda Alba, confundem-se com as ficcionadas, outras ainda confundem-nos a nós, sem sabermos se são reais, semi-reais ou ficcionadas.
Está cheio de referências várias, sobretudo de pintura e literatura, que nos dão vontade de ir conhecer uma série de outros autores.

3 comentários:

J. disse...

uma pessoa cá de casa anda a ler esse livro. Diz na capa que foi prémio de novela em Espanha em 2005, existe esse prémio?

Helena Romão disse...

Prémio Fundação José Manuel Lara Hernández - Melhor romance em língua espanhola publicado em 2003

Parece-me que a melhor tradução para "novela" em espanhol é "romance". Não é uma novela no sentido televisivo ou novela cor-de-rosa.

J. disse...

claro que é romance...o que seria