14 agosto 2006

Cessar fogo

Finalmente!!!

Morreram em Israel cerca de 40 pessoas, e no Líbano mais de 1200. O Telejornal acabou de mostrar os refugiados de ambos os lados: as condições em que vivem não são sequer comparáveis. As tendas israelitas são grandes, limpas, arrumadas, com sacos-cama e espaços de privacidade. Quando voltarem, estas pessoas vão encontrar as suas casas inteiras com tudo o que lá deixaram. Aliás, lembro uma reportagem da semana passada em que as pessoas no centro de Jerusalém se passeavam calmamente enquanto soava o alarme. Sabiam que o perigo não era assim tão grande e as probabilidades de apanharem uma bomba relativamente remotas. O/A "jornalista", coitadinho/a, concluía que, face ao perigo diário e rotineiro, as pessoas perdiam o medo. Os libaneses não perderam o medo, mesmo sendo rotineiro. Os londrinos há 60 anos também não. O/A "jornalista" não sabe que o medo não se perde pela rotina. Casos de insanidade nessas condições acontecem, mas não são a regra, e o mais comum é o contrário: ter medo mesmo quando não é justificado.

Do outro lado, as condições de vida dos refugiados são muito direferentes. Para eles, voltar a casa é uma aventura, porque as pontes, as estradas, as vias foram destruídas. E ao chegar, pode haver apenas um monte de escombros à espera.

Agora fala-se em desarmar terroristas: devia começar-se pelos terroristas mais perigosos e armados, não? Quando é que se desarmam os governos terroristas?



Bom, pelo menos nas últimas 14 horas não houve bombardeamentos. Esperemos que seja para continuar assim, e que agora a UE e a ONU (deveria falar nos EUA, mas não conto muito com isso) tenham uma boa desculpa para fomentar uma Paz verdadeira no Líbano, sem invasores exteriores e sem guerra civil.

E a Palestina?

1 comentário:

Rita Oliveira Dias disse...

Está lá...