21 julho 2006

SDF - sem domicílio fixo

De inverno morrem de frio. Nas noites longas e frias de Janeiro, uma hipotermia pode instalar-se em poucas horas e às 6h da manhã, quando os primeiros transeuntes começam a circular, encontram-nos já mortos.

De verão morrem de calor e desidratação. O verão em Paris é mais difícil do que em Lisboa: o mar é a 200km, o clima é portanto muito seco e mais quente. E dado que a cidade é mais poluída, o ar é irrespirável e a temperatura sempre sobe ainda mais uns graus.

2 comentários:

Rita Oliveira Dias disse...

Por cá ainda lhes chamam sem abrigo. A minha mãe depois de ir a LOndres lamentava que pelo menos os sem abrigo ingleses tinham cobertores. Tambem existem diferenças na mais absoluta desproteção.

Helena Romão disse...

Sim, mas o cobertor em Londres como em Paris pode ser a diferença entre a vida e a morte. A outra diferença é que em Lisboa não se morre de frio, nunca chegamos a essas temperaturas de 10 ou 15 negativos. E nessas noites um cobertor é igual a nada.

Pois, SDF é a maneira francesa de poderem falar deles sem terem que pensar realmente no drama. Quando se diz "sem abrigo" não podes falar do assunto sem o enunciar por extenso.