26 novembro 2006

Crónicas da Precaridade#3

O pessoal do sindicato já apareceu por lá três vezes. A primeria para deixar panfletos sobre as listas propostas à direcção. Lista única. A segunda para recolher os votos. A terceira em campanha para novos sócios. Vão até ao nosso posto de trabalho(as nossas posições)com as fichas de adesão na mão. Dizem.-nos das vantagens de se ser sócio, entre as quais descontos em viagens e em consultas médicas. E claro, estarmos unidos é melhor para nos defendermos. Um deles, homem mais velho, ainda teve a distinta lata de dizer-me a mim e a dois ou três: eu quero que vocês tenham um emprego efectivo como eu. Eu dispenso o emprego efectivo dele, claro. Não pela efectividade, mas pela dança a que o obriga do seu trabalho organizativo. Recolher opiniões; saber o que se passa com os nossos contratos de trabalho; pedir-nos para irmos ao sindicato a uma sessão de esclarecimento, convocar-nos para reuniões; dizer-nos dos nossos direitos, da falta deles, isso parece ter escapado ao camarada sindical descontente com a nossa precaridade.

Sem comentários: