17 novembro 2006

Bolkenstein

Este nome foi muito pouco falado por cá, quase ninguém soube de nada. Mas vem de longe, atravessou três governos nacionais, todos sempre de acordo, como convém à boa direita ultra liberal, seja lá PS ou PSD ou outra sigla qualquer...

Em França e noutras partes da Europa a luta foi longa, mas agora está perdida. A directiva Bolkenstein foi aprovada pelo Parlamento Europeu, depois de mastigada e ruminada, orientada pelos governos europeus (em Portugal o processo atravessou 3 governos!).

Na realidade trata-se "apenas" da liberalização dos serviços. Traduzindo: um português que vá trabalhar em França, a partir de agora, em vez de amealhar uns trocos, vai ganhar em França o ordenado português; mas vai pagar o supermercado francês, o passe social francês, a casa francesa, tudo como dantes.

O ordenado passa a ser determinado pelo país de origem do trabalhador e não pelo país onde trabalha.
Horários de trabalho, férias, condições em geral, determinados pelo país de origem e não pelo país onde trabalha e com cujos horários tem que viver diariamente.

Inimaginável, não é? Não faz sentido, pois não? Mas é a lei feita pelos governos eleitos e aprovada pelos deputados europeus eleitos. Se calhar é a parte das eleições que está mal feita: é mesmo preciso votar com a cabeça!!!

2 comentários:

J. disse...

deve ser por isso que os portugueses foram trabalhar sem receber para a Holanda :)....
:(

Helena Romão disse...

Sem sequer terem direito a ser repatriados... pagaram eles do seu bolso.
Dir-se-ía que não têm um país, um Estado que os defenda e represente.

O cônsul foi demitido. Bom, pelo menos não foi promovido, já é alguma coisinha... Mas não foi despedido, nem repreendido, não lhe foi aberto qualquer processo disciplinar. Demitido significa apenas que o mudam de poiso para outra terra qualquer.