27 dezembro 2006

A accountability de Paulo Gorjão

Para o Bloguítica a principal causa de insucesso escolar ao nível do ensino superior é o valor das propinas ser baixo. Se representassem o valor que o Estado investe em cada aluno resolvia-se o problema do insucesso. Será que podemos aplicar o mesmo mecanismo para resolver o mesmo problema dentro da escolaridade obrigatória? É que os números de insucesso e abandono escolar são muito idênticos... O caldo de mentalidades que subjaz esta ideia não é novo mas tem sido fortemente incutido nem sempre assumindo a sua ideologia essencial. Talvez o autor nem seja um pensador das essências mas tão somente um pensador dos produtos influenciado e iluminado pelo sabor dos tempos. Antes do cidadão o contribuinte e antes dos direitos os serviços. Muito bem. Mesmo que esta seja a sua premissa considerar as taxas de insucesso escolar no ensino superior sem considerar estudos já elaborados sobre o assunto não é bonito para um jornalista. E estudos e números apontam, essencialmente, para um crescimento enorme do número de estudantes-trabalhadores (diferente do conceito de trabalhador estudante-aquele que já trabalha e tem as suas obrigações familiares quando ingressa num curso superior) aqueles que a meio dos estudos têm de trabalhar para sustentar os mesmos atrasando ou impedindo mesmo a conclusão do curso. Ao mesmo tempo, e relacionado com este primeiro motivo, a falta de perspectivas profissionais à saída da licenciatura. Se eu não vou melhorar a minha vida profissional a conclusão do curso pode ficar para segundo plano. E neste momento até existem pessoas que podendo fazer uma ou duas cadeiras por ano só optam por não o fazer porque o valor da propina é o mesmo independentemente do número de cadeiras e não há dinheiro, como diz exactamente a Bloguítica, para fazer o curso em 7 ou 8 anos. Portanto não se faz.
Há lugar para chamar a atenção ainda sobre valores comparativos entre a percentagem que o Estado gasta em cada aluno e a taxa de esforço das famílias e aquilo que gastam os nossos parceiros europeus para dizer que o nosso Estado aparece nos mais fracos contribuidores para o Ensino. Mas se Paulo Gorjão quer dar lições sobre Ensino Superior ao resto da Europa espero que tenha um diploma bem caro e bem tirado.

1 comentário:

Helena Romão disse...

Primeiro:

Se tivesse aproveitado o tal curso, mesmo que caro, para estudar e perceber o que é e deve ser a Universidade, não andava de paletas nos olhos.

A Universidade baseia-se na investigação e produção de conhecimento, que não se compadecem de datas fixas para exames. A Universidade sai cara ao Estado, ou tem essa aparência superficial. Na realidade, deveria ser na Universidade que se investigariam novos modelos económicos, curas para doenças, avanços sociais, científicos e humanos em todas as frentes.

Ou seja, deveria ser por causa das despesas nas Universidades que seriam reduzidos os gastos em medicamentos, em baixas, perdas de dinheiros por utilização de modelos económicos desajustados, melhoramento dos modelos sociais, estruturas de engenharia mais eficazes e menos caras a longo prazo, etc, etc, etc.

Ou seja, nada disto pode ser estudado isoladamente. Há que relacionar conceitos, perceber o verdadeiro impacto do que se defende não só ali e no momento, mas a prazo e em tudo o que está relacionado.


Segundo:

Eu sei que isto já foi repetido milhares de vezes, mas pelos vistos é preciso relembrar: as propinas são inconstitucionais, e o seu agravamento também.
Adiante...

As propinas são na realidade mais um imposto. Eu sempre gostava de saber onde é que vai parar tudo o que já pagamos em IVA e IRS: à saúde não é, porque agora os hospitais também são pagos; à Educação também não, porque essa tem propinas...

Este ponto de vista parte da premissa de que o trabalhador trabalha apenas para sua satisfacção, e não produz nada de útil. Ou seja, um médico deve pagar pelo privilégio de vir a ser médico, como se o simples facto de termos mais um futuro médico não fosse motivo para andarmos todos nas nuvens!
Obviamente, parece-me que entra pelos olhos dentro (mas é preciso que estejam abertos), devemos pagar todos pelo NOSSO privilégio de virmos a ter mais um médico! Nessa medida, pagamos todos os nossos impostos, calculados numa base justa de quem ganha mais paga mais, para pagar o curso aos nossos futuros médicos, professores, cientistas, economistas...

Há demasiadas pessoas em certas áreas? Talvez, sim. Não são aproveitados para a investigação, porque, precisamente nessas áreas, ela não existe. Ou seja, todos os que saem desses cursos só têm uma e apenas uma saída profissional.
Porque há outras hipóteses que são barradas desde os primeiros anos: ninguém vai escolher música, pintura, escultura, teatro, cinema, se não lhe tem acesso desde cedo. Se houvessem mais hipóteses reais e realistas, os alunos estariam provavelmente bastante mais distribuídos por diferentes áreas.

Este é só um comentário, não pretende ser um estudo exaustivo. O que quero deixar mais claro é que todas estas problemáticas estão ligadas e todas elas têm razões mais profundas do que as que são habitualmente apresentadas. As coisas não podem ser vistas e divulgadas pela rama, tem que se estudar a questão a fundo.