07 fevereiro 2007

À espera de Godot

Ontem no Prós e Contras, o discurso da Dra. Jerónima Teixeira, a cientista tirada da cartola pelo Não, cheirou-me a esturro. A Ciência tem um método, SEMPRE seguido pelos cientistas e que não admite excepção: nesse método não há opiniões, feelings, fezadas ou convicções. Há factos provados ou não, e aproximações sucessivas. Passei o programa à espera que ela falasse na sua equipa.

Qualquer cientista sabe que quando faz um artigo sobre determinado assunto ou pensa ter provado uma certa hipótese, pode haver no mesmo momento outro cientista, noutra equipa, noutra universidade, a ter provado outra hipótese diferente. Porque os métodos de investigação podem não ser os mesmos ou as condições são diferentes... nem sequer tem a ver com a correcção da investigação! Não há Ciência absoluta, qualquer hipótese aceite, só o é momentaneamente, até nova descoberta que nos leve um pouco mais próximo da realidade. Em Ciência não há respostas certas, há respostas aceites.

Tanta sobranceria é de desconfiar. Quando se diz que os estudos publicados nesse domínio são bem conhecidos porque "são meus". Não acredito, não é possível que todos os estudos numa determinada área provenham apenas de uma pessoa. Há certamente, porque é assim em quase todas as áreas científicas, várias equipas espalhadas pelo Mundo inteiro a trabalhar no mesmo assunto.

Além disso, os verdadeiros estudos científicos, nunca "são meus". "São nossos", por definição. Não há ciência solitária, há sempre uma equipa a trabalhar.

Estas foram as ideias que me passaram pela cabeça ontem, ao ver o programa. E lá fiquei, até ao fim, resistente, à espera que a sra. falasse em equipa.

Hoje, encontrei vários artigos de pessoas que durante o dia foram procurar os estudos invocados:
Esquerda
Farpas
Sim-Referendo

2 comentários:

Farpas disse...

O que essa Drª fez foi uma vergonha para a comunidade cientifica. Ao ocultar factos deixou para todo o país uma ideia completamente falsa e ela sabia que o estava a fazer. Apesar do seu belo CV essa senhora perdeu, para mim, todo o valor como cientista e devia ser eticamente condenada.

Anónimo disse...

tens razão, tem de ser a nossa equipa, os nossos estudos. Anda para mais a senhora parecia uma enguia peganhosa, este sim, um facto a reter.