13 dezembro 2012

Esquerdas reformistas




"Muitas medidas ad hoc foram testadas para endireitar as economias destes países, mas até agora não houve um plano abrangente e multifacetado para o seu desenvolvimento, que devia vir de dentro e envolver a União, os governos, o cidadãos e grupos da sociedade civil destas regiões. Este é o objetivo do Projeto Ulisses. (...)
A ideia principal que sustenta o Projeto Ulisses é a de corrigir as assimetrias estruturais da zona euro, resolver as falhas das administrações públicas locais, racionalizar a alocação de recursos públicos e privados, enfatizar a necessidade de mudança do modelo económico e de Estado, e melhorar e ampliar o sistema assistência social e as formas em que os bens e serviços são produzidos, consumidos e distribuídos entre os membros da sociedade".

Os enunciados deste projecto cruzam-se com esta imagem de Ulisses, tal como o herói que se amarrou ao mastro do navio para se salvar do canto das sereias, também estas ideias se amarram a um mastro de um navio que está podre obrigando-nos à viagem de regresso a Ítaca. Mas se Ítaca já era uma casa de onde interessava fugir, porque razão voltar e sobre as ruínas e miséria levantá-la de novo?

Sem comentários: