09 agosto 2010

"As sociedades seguras de si mesmas reflectem-se numa religião confiante, serena, aberta; as sociedades inseguras reflectem-se numa religião friorenta, beata e sobranceira. As sociedades dinâmicas reflectem-se num Islão dinâmico, inovador, criativo; as sociedades estagnadas reflectem-se num Islão imóvel, hostil à menor mudança. (...) Quando evoco a influência das sociedades sobre as religiões, penso, por exemplo, no facto de quando os muçulmanos atacam violentamente o Ocidente, não é só por serem muçulmanos e por o Ocidente ser Cristão, é também por serem pobres, dominados, ridicularizados e por o Ocidente ser rico e poderoso. Escrevi "também". Mas pensei "sobretudo". Porque, ao observar os movimentos islamitas militantes de hoje, adivinho facilmente a influência do terceiro-mundismo dos anos 60, tanto no discurso como nos métodos; em contrapartida, por mais que procure na história do Islão, não lhes encontro um antepassado evidente. Estes movimentos não são um puro produto da história muçulmana, são o produto da nossa época, das suas tensões, das suas distorções, das suas práticas, das suas desesperanças.(...)
Aquilo contra o qual me levanto, aqui, é esse hábito que se instalou -tanto no Norte como no Sul, quer entre os observadores distantes, quer entre os adeptos zelosos -de classificar cada acontecimento que se desenrola em cada país muçulmano na ribrica "Islão", quando estão em jogo muitos outros factores que explicam bem melhor o que acontece. Bem poderíeis ler dez grossos volumes sobre a história do Islãi desde as suas origens que nada compreenderíeis sobre o que se passa na Argélia., Lede 30 páginas sobre a colonização e a descolonização e compreeendereis bem melhor o que se passa. "

pp.77-78

1 comentário:

Anónimo disse...

no islão, maomé assassinou o próprio allah original, deixando-o sem fala e sem espírito.
Pior.
Antes, assassinou-lhe O Filho, a Família, os amigos e todas as entidades espirituais boas(a malta porreira), tipo santos, anjos, arcanjos e outros.
Ainda pior.
No islão, maomé só deixou o diabo à solta.
No islão, Deus não existe e só existe satanás.
Quando algo existe, por ínfimo que seja, esse algo é fonte infinita de informação, veja-se o caso dos quarks, e informação é o conteúdo de mensagens.
maomé disse claramente no curão que não haveria nem mais mensageiros nem mais mensagens de Deus e que Deus no islão, nem sequer tinha espírito.
Uma entidade que não fala nem tem espírito está pior que estragada.
Noutras partes, maomé disse que o seu allah( que tudo indica que este allah maometano seja o super diabo disfarçado, fez satan, deu permissão a satan e só deu a satan.

Em verdade, só fora do islão pode haver vida e entendimento.