09 dezembro 2009

Excelentes notícias

Depois de décadas sem destino o Museu de Arte Popular vai deixar de ser um fantasma à beira-rio. O edifício, em vias de classificação, é um notável testemunho da arquitectura modernista portuguesa onde trabalharam e deixaram marca muitos dos artistas desse período. Devolver-lhe a função original é assumir, num mundo cada vez mais mundializado, que o Museu Nacional de Etnologia deixa espaço, e que todo o espaço não será demais, à existência de um Museu vocacionado para a protecção do património popular. Sem os paternalismos e o discurso fascizante do Estado Novo sobre o bom e humilde povo português. Sem, por outro lado, cristalizar num entendimento obsoleto da museologia, mas sim colocar em contacto, e dar novas vidas e novos olhares ao nosso património popular. Há museus que trabalham, de forma notável, esta realidade a nível local (Museu do Trabalho em Setúbal, Museu de Íhavo).
Este anúncio a juntar ao assumir da insuficiência dos 0,3% do orçamento para a Cultura colocam altas -onde se querem- as expectativas na recém-chegada ministra Canavilhas.

3 comentários:

Helena Romão disse...

Não são 3%, nunca foram e a minha falta de esperança permite-me dizer que até a realidade do 1% noutras terras aqui é uma utopia.

0,3%: o zero aqui é tudo!

http://aeiou.visao.pt/museu-de-arte-popular-e-para-avancar=f538971

J. disse...

N consigo abrir o link. Tens razão, que grande diferença!
Bolas

Helena Romão disse...

Procura Canavilhas no Google em notícias. Foi assim que procurei e encontrei logo.
Bjs