07 março 2007

RTP 50 anos


Hoje faz 50 anos que começámos a ser entupidos com o lixo televisivo da RTP. Ao mesmo tempo a caixinha bruta, bem mandada dos regimes que de lá para cá foram passando, também foi a caixinha mágica. Trouxe a possibilidade de acesso a informação, que, de outra forma, seria impossível para a maioria da população, para a maioria de nós. Poderia a RTP ser uma Estação Pública melhor? Sem dúvida. Estará no melhor dos caminhos desde a abertura da antena aos privados? Certamente que não. Só quem nunca viu a RTP internacional pode afirmar que se trata de um bom serviço de televisão para os portugueses pelo mundo, para a diáspora, e para aqueles que poderiam aproximar-se da lusofonia.
Entretanto, para alguém como eu, obrigada pela Heidi, pelo Conan Rapaz do Futuro, pelo Buck Rogers, pelos filmes que já foram presença mais assídua com horários mais justos, pela Vera Roquete e pelo Vasco Granja (estes agradecimentos não justificam que tenha de apanhar com o José Hermano Saraiva, com o José Rodrigues de Carvalho ou o Jorge Gabriel).

3 comentários:

Anónimo disse...

Quem é o José Rodrigues de Carvalho? Olha Jo, cá estou sem TV há 6 meses e concordo q nao faz falta nenhuma.
beijinho
alvaro

Rita Inácio disse...

Lixo da RTP?
Não conheço a RTP internacional,... e sendo assim não posso falar do que desconheço, mas em relação à RTP em Portugal posso dar o meu contributo!
Lixo da RTP não me parece que seja o mais apropriado..., não sou assidua com a Televisão, vejo esporadicamente, mas, e como só tenho 4 canais, a televisão fica sempre no canal 2 (RTP2), onde pelo menos não levo com reality shows, telenovelas, telejornais da desgraçadinha, etc,....

É verdade que não anda sempre no bom caminho, é verdade que muitas vezes a televisão pública é tendenciosa, ..., mas continua a ser o menos mau..., e continua a ter coisas interessantes.

Por exemplo, sou Arquitecta, e há uns dias pude ver (na RTP 2 ás 22 horas) um programa, "Conversas com Raul Lino", algo bastante interessante e antigo, de um Arquitecto de quem tive que ler alguns livros, mas ouvi-lo falar foi fascinante!

Já agora pode sempre queixar-se ao provedor público da RTP! Tem funcionado...

Anónimo disse...

José Rodrigues dos Santos pois...O tb aclamado autor de best-sellers.
É verdade Rita, mas a 2 sabe a reduto e apesar de serem necessários ou evidentes os redutos, o canal para o grande público (que educa, (in)forma, torna exigente etc.)é que sabe, na maioria dos casos, a lixo.

J.