06 novembro 2009

Amantes inconfessos

O Paraíso é aquele lugar onde o humor é britânico, os cozinheiros são franceses, os mecânicos são alemães, os amantes são portugueses e tudo é organizado pelos suíços.
O Inferno é aquele lugar onde o humor é alemão, os cozinheiros são britânicos, os mecânicos são franceses, os amantes são suíços e tudo é organizado pelos portugueses...
Recebi esta anedota por e-mail. Não deixa de ser curiosa esta ideia dos portugueses como bons amantes. Uma ideia, como alguém referia recentemente, que a própria literatura reclama contantemente. Nesta anedota empurraram-se os franceses para a cozinha para deixar livre o poema e a prestação amorosa aos portugueses. Se um dos defeitos é fácil de adivinhar a suposta qualidade em destaque não revela, para além dos resquícios de marialvismo, a ausência de outras caracterísiticas a salientar?

2 comentários:

Helena Romão disse...

Também diz que os franceses são maus mecânicos e há várias marcas de carros francesas de topo (que fizeram várias invenções mecânicas) ou que os primeiros grandes avanços das máquinas (incluindo os carros) foram ingleses ou americanos.

Não me parece que a cozinha portuguesa fique minimamente atrás da francesa, antes pelo contrário (com excepção para o creme de cebola e de cogumelos).

Quanto aos amantes suiços, não sei, mas pode-se sempre experimentar!

Não passa de uma anedota e tem piada enquanto tal, sem mais.
Acho que revela sobretudo aquela mania provinciana de que lá fora é que é bom, que os outros são sempre melhores, os estrangeiros é que são fantásticos e nós seremos sempre uma porcaria.

JOSÉ LUIZ FERREIRA disse...

Na versão que eu conhecia estavam os italianos em lugar dos portugueses. Talvez isto elimine algumas perplexidades...