03 março 2009

Alcochete novamente


As Salinas do Samouco é um dos paraísos, como Alcochete, que se avistam-sem que se adivinhe- do lado norte do Tejo, mesmo junto daquela língua verde que é a Reserva Natural do Estuário do Tejo. Uma fundação tinha como missão monitorizar aquele espaço, tão importante para a avi fauna, desapareceu entre brumas estranhas, (falta de financiamento da Lusoponte ou do Estado/ICN?) e foi uma das contrapartidas criadas para minimizar o impacto da Ponte Vasco da Gama no ambiente (levantando-nos aquela desconfiança quando falamos em contrapartidas sejam elas quais forem para mitigiar ou minimizar a destruição do nosso mundo com alegadas necessidades desenvolvimentistas).
Esta semana esta notícia vinda a público vem fazer tremer de medo e trazer estupefacção a quem, apesar do encerramento ou falência da tal fundação, testemunha naquela zona uma vida surpreendente que não compreende compatível com a construção de infraestruturas hoteleiras ribeirinhas.
Alcochete volta a estar, ainda não saiu, dos títulos e eventualmente não será uma coincidência. Deixo o link para um texto mais avisado de Henrique Pereira dos Santos

Sem comentários: