16 agosto 2007

Eleições Intercalares de Lisboa 2

Há um dogmatismo latente neste texto da Política Operária. Primeiro, mesmo para quem não acredita no sistema de representação política que o actual sistema de partidos representa, não deixa de estranhar que eles sejam demonizados de forma categórica mesmo num texto um pouco amenizado/mascarado como este. Segundo, confundir governo do país com o governo da cidade implica uma visão com a qual acho que não podemos identificar-nos, com o prejuízo da defesa das "terras queimadas" onde no fim não sobra nada. Eu estou contente com a coligação entre Sá Fernandes e António Costa. Prefiro-a à de António Costa com Carmona ou mesmo Roseta. Sá Fernandes dá-me garantias de representar mais proximamente aquilo que defendo para a cidade. Entre aquilo que se propõe e o que irá acontecer é um caminho que nos cabe acompanhar. Náo deixa de ser um sintoma de enorme cinismo (e derrota) achar que há programas políticos/proposições e pessoas à venda em saldos. E revela também que pouco interessa afinal o final do betão, o corredor verde, etc. Quando isso se torna mais fácil de atingir o que se vê é outra coisa- fututo governo ps, futuro be, coligações blá blá blá- enfim, o pior da política. Com outras palavras, se há quem veja no acordo uma futura possível coligação BE/PS, é também quem vê no trabalho de um vereador não o que ele está a dizer ou a fazer mas o que ele está a fazer em nome da imagem de um partido que concorre noutras esferas de poder.

3 comentários:

Anónimo disse...

J., já estou em lx (para o caso de quereres marcar o tal café com o rapaz, ou outra coisa). e acho q tens razão. o lixado é que às tantas esta gentinha (alianças direita - neo-mrpp's) acaba por por os outros a discutir o que eles querem e mais nada.
al

Rita Oliveira Dias disse...

E porque é que tinha de haver uma coligação? Não podiam negociar apoios pontuais com os partidos eleitos? Coligação implica outras coisas, outros compromissos e cedência de algum poder e protagonismo. Em democracia não tens de ter maiorias absolutas ou coligações!

Anónimo disse...

Ñão tinha, mas eu prefiro o Sá Fernandes vereador com pelouro. Acho que a cidade pode ficar a ganhar