09 dezembro 2021

A quem serve Luis Almeida Martins na Revista Visão e nos seus livros de "divulgação"

 Passam-se os anos e não é sem estupefação que assistimos aos mesmos ou aproximados disparates vindos dos mesmos lugares. Com tanta gente formada em História no país porque razão a Revista Visão História mantém alguém com este nível de discurso:

"Não é absultamente seguro que o mentor da política expansionista portuguesa tenha sido o infante D.Henrique, mas é a ele que tradicionalmente, se atribuem os louros - para utilizar uma palavra que nos últimos anos tem perdido brilho face a um movimento revisionista [????] da História que coloca em causa a expanão portuguesa como um todo. É indubitável que o próprio conceito de expansionismo implicava a opressão de outros povos e a exploração dos seus recursos, mas a prática continua a ser corrente nos nossos dias, eventualmente sobre diversas formas. Se os nossos antepassados de há 500 anos adquiriam escravos aos soberanos locais da costa africana, para depois os trazerem para a Europa, ou posteriormente levarem para as Américas, nos nossos dias é explorada a mão de obra asiática pelas grandes empresas tecnológicas e do ramo dos têxtis. Há, obviamente, uma diferença de escala, mas a evolução natural das sociedades humanas tudo relativiza" 

Evolução natural escrito por um homem das ciêncas humanas, filologia, que escreve livros de divulgação em História para o Público jovem, julgo que nem nas edições da Ecclesia se lerá ou ouvirá falar em evolução natural.

24 setembro 2021

O Verbo na Política

Lido num panfleto de propaganda eleitoral a uma junta de freguesia de Lisboa:


Promoveremos/Incentivaremos/Iremos/Estabeleceremos/Reforçaremos/Cooperaremos/Dinamizaremos/
Continuaremos/Defenderemos/Avançaremos/Lutaremos/Promoveremos/Apoiaremos/Analisaremos/Aumentaremos/Realizaremos/Garantiremos/Avaliaremos/Manteremos/Daremos/Exigiremos/Analisaremos/Garantirr«emos/Avaliaremos/Melhoraremos/Continuaremos/Faremos/Reivindicaremos/Exigiremos/Melhoraremos/Intensificaremos/Estimularemos/Envolveremos/Reforçaremos/Requalificaremos/Continuaremos/Exigiremos/Pediremos/Exigiremos/Reforçaremos/Promoveremos/Combateremos/Desenvolveremos 


Se não fosse uma referência a um polidesportivo só chegávamos ao nome da junta pelo nome do panfleto. O elencar dos problemas da junta foi substituída por 44 enunciados no pronome pessoal plural - há o nós e há o vós -o que está no meio faz parte de projetos de transformação social, aqui substituídos por verbos de encher, o meu preferido é o analisaremos. Vote em nós para irmos analisar alternativas. Parecido com uma candidatura vizinha à mesma junta que apela a reuniões para aprofundar conceitos. Na verdade verdadinha a um certo nível é preferivel o candidato que tem um panfleto com a sua cara a dizer vote em mim que sou o maior. É mais honesto.

11 agosto 2021

Zeca Afonso - Traz Outro Amigo Também

 Zeca Afonso - Traz Outro Amigo Também

documentário da RTP de Miguel Pimenta e Nuno Galopim, 2021 é um monumento de pesquisa nos arquivos da RTP. 

"Isto é uma coisa que parece não querer dizer nada mas quer dizer tudo"- Amélia Muge a lembrar-se de uma frase de Zeca como seu professor do liceu. 

Da exemplaridade, beleza, generosidade, sentido crítico sobre si próprio: "se fosse hoje não cantava o que faz falta é animar a malta por ser paternalista mas eram outros tempos","a música foi algo que me aconteceu e acabou por ajudar à minha necessidade e vontade em transformar as coisas" -citações livres. Neste documentário são as palavras do próprio que nos contam quem foi. A genialidade, como criador e intérprete, e a sua vida ajudam-nos a confirmar a verdade preciosa presente em cada uma delas.

11 março 2021

A materialidade das palavras

 "This was my first real lesson about language—this inkling that a word is a solid, something firm and pal­pable. It was news to me that a word is matter, that it exists in tactual materiality, that it has a cubic bulk. Only on the page is it flat and undensified. In the mouth and in the mind it is three-dimensional, and there are parts that shoot out from it or sink into its syntactic surround" 

The Sentence is a Lonely Place

GARY LUTZ


03 março 2021

Melhores filmes vstos em 2020

                                 Muitos confinamentos. Muitos filmes. Só dois no cinema.