20 novembro 2007

Não passes por mim no Terreiro do Paço


Quando começou a iniciativa Terreiro do Paço aos domingos sem carros experimentei apanhar um autocarro e demorei 50 minutos a chegar ao mesmo lugar onde de carro demoraria 10. Creio que esta deve ser a razão mais forte pelo uso intenso do carro em Lisboa. A maioria dos percursos demora quase o triplo do tempo a fazer de transportes públicos e se a gasolina é mais cara o tempo que se poupa tem um preço bem elevado. Depois e o mais importante, porque é que o Terreiro do Paço não há-de ter carros ao domingo?Fechar ao trânsito automóvel alguns bairros tradicionais-também-chamados-históricos parece que deu resultados positivos, fechar a baixa ou parte dela também parece ou pode ser ideia interessante. Agora o interesse que tem para viver a pé ou de bicicleta a cidade os carros desviarem-se (com filas de meia-hora) de uma praça aos domingos é nulo. E o Terreiro do Paço é um enorme, espectacular, simbólico espaço aberto, espaço vazio que cumpre uma função com esse vazio (como bem sublinharam Walter Rossa e Diogo Lopes, Público 6/11). E que através dele deviamos chegar ao rio ou à cidade se o virmos do rio e não chegamos porque os tapumes junto à linha de água são a marca de Lisboa há tempo demasiado. E nele até podemos ter uma árvore gigante de natal- que é muito mais bonita vista ao longe ou de passagem-ou um assador gigante ou um arraial gay- muito mais conseguido nos paços do Concelho ou mesmo no Parque do Calhau- mas isto são ocupações/usos eventuais e não uma tentativa de ocupar em permanência um espaço não vocacionado para esse fim. Sr. António Costa, há tantos acontecimentos em tantos espaços na capital aos domingos, porque não apoiá-los?

3 comentários:

Rita Oliveira Dias disse...

És uma bota de elástico, tanta má vontade! Já esqueceste que a tua amiga andou a vender "artesanato urbano" numa feira do Terreiro do Paço? Ah, bem me parecia...

J. disse...

e não podias vendê-lo na mesma com os carros a passar? As feiras de artesanato são fixes, as ocupações eventuais de alguns espaços da cidade como este são fixes. E se prolongassem a feira pela Rua Augusta, com castanhas e sol de inverno ainda melhor

Helena Romão disse...

Esvaziar a cidade de carros é, por princípio, uma boa ideia. Mas de facto só pode ser concretizada quando estiver resolvido o problema que me parece ser um dos piores, senão mesmo O PIOR de Lisboa e área metropolitana: as empresas de transporte são privadas e não dependem do poder público.

Ou seja, os percursos e os intervalos entre os autocarros/comboios/metros/barcos são determinados pelas empresas e com base no seu lucro. O serviço é ao accionista da empresa, nunca ao cidadão!

Em qualquer outra cidade europeia, levar 50 minutos a fazer um percurso de 10 seria uma aberração típica de um dia de greve geral. Aqui é o mais normal, é o dia-a-dia, o quotidiano.

Concordo que fazer uma rede de metro é muito caro, moroso e nem sempre possível por causa do património que está por debaixo da cidade.
Pôr a rede de autocarros a funcionar (uma vez que os autocarros existem, os motoristas também) é só uma questão de estudar percursos e tempos de espera que sirvam o cidadão. Custa trabalho, custa impôr condições às empresas, mas em dinheiro não custa dois cêntimos!
Quando pudermos mover-nos de transporte público, se quiserem fechar partes da cidade aos carros, tanto faz. Não sei é se um dos principais eixos de comunicação rodoviária da cidade é o melhor sítio para o fazer, já que significa cortar a cidade em duas partes sem comunicação...