28 outubro 2013

A Voz do Dono

A não eixar de ver um blogue onde se apresenta esmiúça denuncia partilha a voz do dono nos media no nosso país neste momento.

23 outubro 2013

Dia 26 Sábado



A sensação é de anestesia, qualquer coisa como o stress pós-traumático. Evitamos pensar demasiado, em tudo o que envolva a nossa vida comum. É demasiado. Inimaginável. Quem poderia supôr nestes três anos tudo que o se passou. Não só dos orçamentos e políticias deste governo (e do anterior) mas das formas e dos meios. Das gigantescas operações de corrupção, assistida e amparada por quem detém os instrumentos públicos de poder, que são públicos numa teoria a que é arrancada, aos minutos, a sua efectividade. A amnésia, ou o deixar de lembrar cada ponto e cada explicação são os remédios, para a maioria, para que seja possível continuar a viver e a passear com os filhos pelo jardim. Os 48 anos de ditadura mais os 30 de democracia à Cavaco cavaram fundo esta ideia de que o governo das coisas não cabe a cada um de nós. 
E que podemos ou devemos aspirar à sobrevivência recorrendo às cartas que nos sairam no jogo. Aspirar portanto ao melhor possível dentro deste mundo e não noutro, humano mas ideal. Como se este ou outro mundo qualquer não resultasse de todas as cartas em jogo ao mesmo tempo, como quando se fala na Europa como uma entidade fora de nós. 
Para que o torpor não vença e para que nos lembremos sempre desse humano por vir, para que o cansaço não nos faça esquecer que é possível, em cada momento, vislumbrá-lo e resgatá-lo. Não há saída sem ser a que possamos construir colectivamente. A primeira saída tem de ser a deste governo e de todos os que se perfilham para seguir as pisadas da austeridade. 

18 outubro 2013

Amanhã em Alcântara

FAZER PONTES, OCUPAR A RUA, PARAR O PORTO DE LISBOA

por bloqueioportolx

No dia 19 de Outubro vamos bloquear o terminal de Alcântara do Porto de Lisboa, após a concentração da CGTP às 15h, em Alcântara. Vamos interromper a circulação de mercadorias no principal terminal de transporte marítimo de Portugal. Vamos apoiar a greve em curso dos estivadores.
Queremos parar um processo de precarização, reforçando a luta concreta no porto de Lisboa. Queremos fazer crescer outras lutas, noutros sectores da economia, noutras áreas da vida. Queremos dizer bem alto que o problema é a exploração e a acumulação obscena de recursos por uns poucos. Queremos dizê-lo numa linguagem que não possa mais ser ignorada. Queremos parar a economia e colocá-la nas nossas mãos.
O porto de Lisboa é uma plataforma comercial de dimensão internacional, europeia e atlântica, e um dos pontos mais evidentes da campanha de desvalorização do trabalho e também da resistência que a ela se opõe. Esta luta, a nossa luta, é internacional.
Os protestos do dia 19 de Outubro são uma escalada na luta, que deverá continuar até 26 de Outubro na manifestação do Que Se Lixe a Troika e por aí fora. Vem para a rua. Traz as tuas capacidades, as tuas dúvidas, a tua revolta. Vamos transformar a rua numa força em comunicação com todas as lutas, do trabalho ao desemprego, das pensões à miséria.
Esta é uma convocatória aberta e múltipla. Esta é uma convocatória sem porta-vozes nem dirigentes. Esta convocatória é de quem a apanhar

14 outubro 2013

Vai estudar Catarina?

António Costa porta-se como um reizinho no seu pequeno grande reino, depois do último resultado eleitoral em Lisboa, a tendência não será para melhorar. Favoreceu, nos dois últimos mandatos, a cidade do capital, da especulação, favoreceu modelos urbanos para turista ver que deram tristes resultados em muitas cidades por esse mundo fora. Deu à mesma empresa negócios de gentrificação imobiliária com encaixes financeiros de muito curto prazo na câmara e de difícil previsão na longa vida da cidade. Alcântara, lx factory, cais do sodré, martim moniz. Distribui prebendas. Catarina Portas, com os seus quiosques "muito típicos" e "portugueses" abriu mais uma loja, neste caso junto ao gabinete do presidente da câmara, no recém investimento do Largo do Intendente, a nova praça trendy da cidade, em busca do cosmopolitismo que se destrói na baixa e no martim-moniz. Diz-nos que "consumir é um acto político", e tem razao. Apoiou, como muita gente da cultura, a candidatura da Margarida da Abraço, da lista de António Costa, a uma das novas mega-juntas da zona.

"Foi por isso que decidiu abrir aqui uma loja?
Soube, de uma forma curiosa [fofinha], que os antigos armazéns da Viúva Lamego estavam para arrendar: na inauguração da exposição da Joana Vasconcelos, em Versailles, António Costa perguntou-me se queria arrendar uma loja no Intendente. Andei a pensar na vida [fôoooofa], um pouco aflita porque a altura não é a melhor e abrir uma loja de 500 metros quadrados num sítio como o Intendente...Pensei muito no investimento, não queria endividar-me demasiado.
Vir para aqui é um risco? É um risco calculado[se nao é mesmo fôfa], mas também há alguma loucura. Até hoje, tive cuidado. Comecei o negócio com mil euros, fui reinvestindo o que ganhei, e é assim que temos crescido". in Visão, 03.10.13

É a vida portuguesa no seu esplendor.